5 alimentos para comer todos os dias sem culpa

Com a preocupação cada vez mais comum em manter o corpo perfeito, não é difícil buscar uma dieta restrita. Porém, você não precisa cortar todos os alimentos que gosta da sua rotina. Confira 5 alimentos para comer todos os dias sem culpa.

Uma alimentação saudável é aquela que contém as quantidades certas de cada grupo alimentar. Por isso, não adianta cortar comidas que são importantes para o funcionamento do corpo. A palavra-chave sempre será “equilíbrio”.

Por isso, além de saborosos, esses pratos são ótimos para a saúde. Veja os benefícios de cada um e escolha os que preferir para incluir em seu cardápio diário.

1. Iogurte

Sendo fonte de bactérias que fazem bem ao intestino, o iogurte é ótimo para melhorar a saúde intestinal. Ele também é rico em cálcio e em proteínas, ajudando a manter os ossos saudáveis e a pele mais firme.

Vale a pena consumir esse alimento todos os dias pela manhã. Além de deixar o lanche matinal mais nutritivo, ainda contribui para ter mais vitalidade e disposição no decorrer das horas.  

2. Frutas cítricas

Contento uma grande quantidade de vitamina C, essas frutas são excelentes para fortalecer a imunidade. Entre as opções disponíveis estão: laranja, tangerina, limão, romã, abacaxi, lima e jabuticaba.

Elas também ajudam na absorção de ferro, o que é muito importante para evitar casos de anemia. As frutas cítricas ainda possuem antioxidantes que contribuem para retardar o envelhecimento.

3. Aveia

A aveia é considerada um alimento funcional porque oferece substâncias fundamentais para o corpo. Ela ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.

O mais indicado é ingerir 3 colheres de sopa da aveia em flocos durante o dia. Por conter betaglutana, uma fibra essencial, ela combate os micro-organismos que prejudicam o funcionamento do intestino.  

4. Azeite de oliva extra-virgem

O azeite de oliva pode ser consumido diariamente, porém com moderação. Esse óleo é um alimento muito calórico, mas traz diversos benefícios para a saúde. A quantidade indicada é 2 colheres de sopa, podendo ser uma no almoço e outra no jantar.

Esse alimento é rico em vitaminas importantes como: vitamina A, D, E e K. O azeite extra-virgem tem propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento das células e as consequências causadas pelo excesso de estresse. Ele ainda protege o corpo de infartos e derrames.

5. Pães e massas integrais

Um dos fatos que torna o pão e as massas vilões do peso ideal é sua composição com farinha branca. Porém, ao consumir massas integrais, é possível manter esses pratos no seu dia.

A farinha integral contêm muitas fibras, que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Ao fazer suas compras, verifique o rótulo e veja se os pães ou massas são realmente integrais.

Não há motivos para fazer uma dieta muito rigorosa e cortar os pratos que você gosta. Aproveite os 5 alimentos para comer todos os dias sem culpa e tenha uma vida mais equilibrada.

Gostou do artigo? Então, que tal compartilhar com os amigos nas redes sociais? Eles, com certeza, gostarão de saber os alimentos que podem consumir diariamente sem preocupações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *